21 de jul de 2017

25 de Julho - Dia Nacional do Escritor


Preparação para o Dia do Escritor



Estamos bem próximo da data de comemoração do Dia Nacional do Escritor - dia 25 de Julho. Vale salientar que a data de comemoração Internacional do Escritor é 13 de outubro. Mas, vamos voltar para a nossa boa terrinha...

Estive pensando num projeto para homenagear escritores brasileiros e sem querer desmerecer a importância dos escritores clássicos brasileiros, pensei em destacar alguns dos novos nomes, pelo menos aqueles que conheço e dos quais eu posso falar.

A origem do Dia Nacional do Escritor se deu a partir do Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores durante a década de 60. Era presidida por dois grandes nomes: Jorge Amado e João Peregrino Júnior. Hoje em dia é quase certo que a gente só se lembre do Jorge Amado, até porque muitas de suas obras viraram novelas, filmes e séries.

Sabemos da grande importância de nomes como Machado de Assis, José de Alencar,  Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Lygia Fagundes Telles e de tantos outros nomes que estudamos no decorrer de nossa vida estudantil. Mas, eu gostaria de abrir nesse post a oportunidade de conhecermos os nomes atuais que circulam nas feiras de livros, nos grandes e nos pequenos eventos do nosso país.

A princípio, gostaria de falar de 5 nomes, um para cada dia da semana e gostaria de que cada um que se sentisse tocado, pudesse colocar no seu próprio blog, os nomes nacionais que fazem parte da sua história de leituras, desta forma, estaríamos descobrindo novos nomes e fazendo com que outras pessoas tivessem acesso às suas obras.

Então, o projeto é o seguinte:

Fazer a próxima semana, se possível, uma semana voltada para autores nacionais da atualidade, com posts, vídeos e tudo quanto pudesse ser feito de divulgação para nos enriquecermos uns com os outros e dentro do nosso próprio quintal.

O que acharam do desafio?

Vamos em frente?

Grande abraço a todos!

Drica.