27 de fev de 2018

1.# Balanço das Leituras de 2018


Faz tempo que eu não faço um balanço das leituras aqui no Blog. Na verdade, eu acho que nunca organizei um post específico para isso, alguns posts, são mais para indicar alguns livros que eu conheço, ou que ouvi de resenhas de outras pessoas. Mas, hoje, resolvi vir fazer um balanço de tudo o que já foi lido neste ano.

Vamos lá?

1 - O cão que guarda as estrelas (Mangá)

Pense numa alegria quando chegou esse mangá fofo em casa. Consegui no Sebo Mangá Já (DF) e foi muito esperado. Eu já tinha ganhado o volume dois da história no Amigo Literário de 2017 e faltava esse para iniciar a leitura. Á princípio é uma história bobinha, mas na sequência da leitura você entende toda a carga emocional que a história traz dentro de si, principalmente para quem gosta de animais.
(LIDO entre 14/01/18 e 18/01/18)


2 - Caim - José Saramago

Para mim, foi uma experiência válida, mas marcou meu "ranso" com o Saramago, pois eu já tinha tentado ler o Ensaio sobre a cegueira e não consegui dar continuidade. Não tem nada haver com o tipo de pontuação que ele usa. É mais uma questão de filosofia que não bate com o estilo do autor.
Essa leitura foi feita em conjunto com um Clube de Leitura do Whatsapp do qual faço parte e talvez, por isso mesmo eu não tenha desistido na metade.
(LIDO entre 02/01/18 e 20/01/18)






3 - Notas de Liberdade - Fred Elboni

Essa foi uma das leituras maravilhosas que fiz no ano. Eu não conhecia o autor, que é nacional, mas fiquei encantado com a suavidade do seu trabalho. Nesse livro, ele aborda as vivências de três mulheres e destaca seus momentos mais íntimos de suas memórias e sonhos. Algumas vezes, eu tive a impressão de estar me vendo em cada uma delas e foi uma grata surpresa! Recomendo demais!
(LIDO entre 03/01/18 e 25/01/18)


4 - Páginas de Tempestade -  Taís Holetz

Outra maravilhosa leitura nacional de uma garota no despertar de sua juventude e seus sonhos e anseios. Uma linguagem leve, mas muito intensa que fala do amor nos seus primeiros momentos. o livro é super curto e dá para ler em uma sentada. Passei mais tempo do que isso, porque como sempre, eu não sei ler um livro só e tinha muita coisa encaminhada (rsrsrs). Mas, foi uma experiência linda! Amei e indico, ainda que para comprá-lo a pessoa precise entrar em contato com a Editora FAEST, pois não existe um outro lugar que tenha o livro. Eu me apaixonei pela capa.
(LIDO entre 25/01/18 e 28/01/18)





5 - A menina feita de espinhos - Fabiane Ribeiro

Esse livro é outro nacional que eu amei ter conhecido. Ele lembra muito O Pequeno Príncepe de Exupéry. Fala sobre a beleza que é essencial, a que foge aos olhos e que se encontra no interior das pessoas e de como o preconceito ao desconhecido pode transformar as pessoas que se dizem "normais" em monstros. A vida dessa menina, chamada Kal é posta em prova o tempo todo, mas com a força que tem dentro de si e os poucos amigos que conseguiu fazer em sua vida ela mostra que é possível ser feliz e aceitar-se do jeito que ela é. Amei!
(LIDO entre 09/01/18 e 13/02/18)




6 - As violetas de março - Sarah Jio

Esse foi o meu primeiro contato com essa autora, apesar de já ter ouvido muitas resenhas positivas sobre os seus livros. Um romance bem estruturado, com um mistério que quase me fez perder os cabelos, mas que soube segurar até o seu final um segredo de família que abalou todos os personagens do enredo. Esse livro me fez ter mais vontade de ler outro romance da Sarah. Recomendo demais.
(LIDO entre 01/02/18 e 13/02/18)







7 - Os Afetos - Rodrigo 
Esse livro curtinho, que utilizei para um projeto pessoal de leitura, foi um bom achado. É verdade que eu esperava muito mais dele, mais aventura, mas, a aventura emocional que ele me proporcionou não foi perdida. Viajei dentro do íntimo dos personagens e descobri que a vida pode virar pelo avesso diante de algumas escolhas erradas. Na verdade, a gente não precisa de um livro para saber disso, a vida ensina a gente sobre a consequência das escolhas erradas, mas deu para refletir mais sobre isso com a leitura. 
(LIDO entre 15/02/18 e 20/02/18)

8 - Cândido ou O Otimismo - Voltaire 

Essa foi outra leitura feita em conjunto com o Clube de Leitura do Whatsapp (li em e-book). Um pouco melhor do que o livro Caim, mas muito polêmica e cheia de segundas intenções, de protestos velados, de crítica ferrenha, como era de se esperar de Voltaire. Muito válida e também bastante divertida.
(LIDO entre 04/02/18 e 21/02/18)


9 - Retorno a Brideshead - Evelyn Waugh

Essa foi a minha primeira caixinha recebida da TAG - Experiências Literárias de Janeiro. No início a leitura foi bem arrastada, muitas lembranças para processar nessa história contada em primeira pessoa pelo Coronel Charles Ryder, mostrando um pouco da Sociedade Inglesa tradicional da época e de seu declínio, num período de guerra. A história começa a ficar boa mesmo depois da metade e tem uma conclusão bem surpreendente para mim. Foi uma boa leitura. O livro é lindo, vem com marcador temático e é muito bem produzido pela TAG. Estou amando a experiência. A caixinha veio com calendário literário.
(LIDO entre 21/01/18 a 22/02/18)

10 - O tempo esconde o que é eterno - Maria Emmir Nogueira

Esse livro, eu pedi pensando em utilizá-lo para o Desafio Livrada 2018, acabei colocando outro no lugar, mas ao iniciar a leitura gostei tanto da abordagem que continuei lendo sem parar. Foi muito bom poder seguir com a leitura. Ele é estruturado com alguns artigos publicados no site da Comunidade Shalom que são de reflexão sobre nossa conduta de acordo com a fé que professamos. Foi uma leitura muito rica, para mim, e eu recomendo a quem professa fé católica e gosta desse tipo de abordagem.
(LIDO entre 01/02/18 e 24/02/18)

Bom, eu acho que foi positivo o meu ritmo de leituras, ainda que eu ache que poderia ter lido um pouco mais, pois tenho me comprometido com alguns desafios bem puxados para esse ano. Assim que eu puder venho aqui novamente falar sobre a sequência das leituras do ano e saber também o que vocês estão lendo aí do outro lado da tela.

Um grande abraço a todos, e boas leituras!

Drica.